BT 106 - Mogno-Africano - Plantio, Manejo e Usos da Madeira

Estoque: 0

Carregando...

                A demanda por madeira para os mais diversos fins e o déficit desta matéria-prima podem ocasionar exploração clandestina, com degradação ambiental. O plantio de espécies florestais de comprovado valor econômi¬co, em pequenas, médias e grandes propriedades rurais, além de diminuir esse tipo de exploração, pode resultar na geração de emprego para os trabalhadores e renda adicional para os produtores. 
Dessa forma, a produção de madeiras de florestas plantadas constitui uma solução sustentável para atendimento da demanda, com um mercado consumidor bastante promissor, considerando-se que o Parque Industrial Moveleiro do Brasil possui mais de 13.500 indústrias de móveis e produtos correlatos. Essas indústrias vêm empregando, cada vez mais, madeiras oriundas de plantações florestais diante da escassez de madeiras de florestas naturais e em decorrência das proibições da legislação vigente. 
Dentre as espécies florestais de rápido crescimento que vêm sendo cultivadas no Brasil para uso nobre, merece destaque o mogno-africano (Khaya ivorensis), recomendado por apresentar bom desenvolvimento e adaptabilidade às condições ecológicas do País, valorizado como madeira atrativa e de altas cotações nos mercados nacional e internacional. Vale ressaltar que no mercado internacional, a madeira de mogno-africano tem alcançado expressivos valores, superando as madeiras de eucalipto e de pinus. 
Esta edição do Boletim Técnico traz informações sobre o mogno-africano: cultivo, manejo, doenças, pragas e principais utilizações, como recuperação de áreas marginalizadas e proteção de nascentes e cursos d’água, com o objetivo de orientar produtores e empresários rurais no manejo adequado da espécie.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Editora: Epamig
  • Autor: Verneque, Rui da Silva
  • Data de Publicação: 2016-01-01 00:00:00
  • Número de páginas: 106