Moscas-das-Frutas na Amazônia Brasileira - Diversidade, Hospedeiros e Inimigos Naturais

Estoque: 2Disponibilidade: Imediata

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

Embora as primeiras descrições de espécies de Anastrepha da Amazônia brasileira tenham sido publicadas no século 19, os estudos com sobre Moscas-das-Frutas da região progrediram pouco ao longo do tempo. Outras espécies foram descritas somente no século 20, como resultado de coletas ocasionais. Somente na década de 1930, uma espécie da região foi pela primeira vez associada com seu hospedeiro. Esse fato é curioso, visto que aproximadamente 200 espécies de árvores frutíferas ocorrem na região, metade das quais é espécie nativa.
Entretanto, a partir de 2007, com a implantação do projeto Rede Amazônica de Pesquisa sobre Moscas-das-Frutas, coordenado pela Embrapa Amapá, significativas informações sobre as sobre Moscas-das-Frutas, como seus hospedeiros e inimigos naturais, começaram a ser obtidas. O livro Moscas-das-Frutas na Amazônia brasileira: diversidade, hospedeiros e inimigos naturais é uma das etapas do referido projeto.
O livro, composto por 22 capítulos, pode ser dividido em duas partes: uma sobre informações gerais, outra sobre moscas-das-frutas nos 9 estados da Amazônia Legal. Na parte inicial (13 capítulos), são apresentados: a biodiversidade na Amazônia (capítulo 1), o monitoramento e a amostragem em plena floresta amazônica (capítulo 2), as informações sobre as espécies de Anastrepha, seus hospedeiros e inimigos naturais - braconídeos e figitídeos (capítulos 3 a 7), as moscas-das-frutas quarentenárias (capítulo 8), a mosca-dacarambola - programa nacional de erradicação, erradicação no Vale do Jari, educação sanitária e impacto socioeconômico (capítulos 8 a 11), mosca-do-mediterrâneo (capítulo 12) e lonqueídeos (capítulo 13).
Os 9 capítulos finais relatam as ocorrências das espécies de Anastrepha, de Bactrocera carambolae e de Ceratitis capitata nos estados da Amazônica Legal ? Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins -, com informações sobre hospedeiros e inimigos naturais.
O livro, que contou com 49 colaboradores (pesquisadores, técnicos e alunos de pós-graduação), apresenta os resultados obtidos na Rede Amazônica de Pesquisa sobre Moscas-das-Frutas nos últimos três anos. Portanto, esta obra facilita ao leitor o acesso a dados divulgados em variadas publicações, pois apresenta o cenário atual dos estudos sobre Moscas-das-Frutas na região Amazônica.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Editora: Embrapa
  • Autor: Ricardo Adaime da Silva
  • ISBN: 9788561366025
  • Edição: 1
  • Ano: 2011
  • Número de páginas: 299

Confira os produtos