Product ID: 1354
Product SKU: 1354
New In stock />
Orquídeas do Gênero Catasetum no Brasil

Orquídeas do Gênero Catasetum no Brasil

Estoque: 1Disponibilidade: Imediata

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

          As orquídeas nos impressionam, diariamente, devido às suas formas ousadas e particulares, cores vibrantes e aromas agradáveis ou não. O gênero Catasetum não é diferente: apresenta plantas ainda mais especiais. Originárias de  regiões tropicais, as catasetíneas encantam a qualquer pessoa, visto que suas inflorescências são, ao mesmo tempo, exuberantes e bizarras (há quem diga!).
Com isso, esta obra tem por objetivos principais orientar os cultivadores de orquídeas e amantes delas em relação ao reconhecimento das espécies de Catasetum válidas para o Brasil, bem como instruir quanto ao cultivo e aos cuidados gerais que devem ser adotados para a manutenção das catasetíneas.
Contamos, para esse propósito, com a colaboração e incentivo do saudoso Sr. Hideto Yamassaki (em memória) e sua esposa, Sra. Toshie Yamassaki, que abriram as portas de sua residência para a coleta de espécies de Catasetum da sua coleção e, ainda, nos concederam algumas fotos para ilustrar as explananções. A participação de ambos foi essencial para a elaboração e concretização desta obra.
Também colaborou de maneira ímpar para o preparo deste livro, o Sr. Antônio Schimit, colecionador de catacetíneas e proprietário da Chácara Bela Vista, localizada no município de Assis-SP. As fotos e informações fornecidadas pelo Sr. Antônio foram imprescindíveis para a composição das fichas de reconhecimento das espécies aqui descritas.
Outros colaboradores, como Sr. Egel Perazolli (em memória), a colega Adarilda Petini-Benelli, o Sr. Marcos Antonio Campacci e o Sr. Altamir Soares, também nos concederam excelentes fotos e informações peculiares acerca de algumas espécies.
Ainda, não poderíamos deixar de mencionar as contribuições da professora Ana Odete Santos Vieira e do professor José Eduardo Lahoz da Silva Ribeiro (reponsáveis pelo Herbário da Universidade Estadual de Londrina, PR), do Sr. Fausto Cheida (nos concedeu a coleção completa do Jornal da ABRACC), Museu Emílio Goelde (nos enviou a descrição de algumas espécies) e CAOB (nos cedeu artigos sobre Catasetum).
Em relação à validação das espécies para o Brasil aqui citadas, utilizamos as bases de dados REFLORA (Lista de Espécies da Flora do Brasil), Jornais da ABRACC, Tropicos (Missouri Botanical Gardens), dentre outras. Contudo, pedimos desculpas aos colegas colecionadores, botânicos e taxonomistas por eventuais contradições entre terminologias e nomenclaturas científicas aqui apresentadas. Estejam, portanto, à vontade para nos enviar correções e sugestões para futuras edições.
Na primeira parte, apresentamos algumas informações e outros temas relacionados ao cultivo dos catasetuns e, na segunda, listamos as espécies válidas para o Brasil,  eguidas de fichas de reconhecimento e fotos.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Editora: Mecenas
  • Autor: Faria, Ricardo Tadeu de, et al.
  • ISBN: 9788589687256
  • Edição: 1
  • Ano: 2016
  • Número de páginas: 160

Confira os produtos