A publicação deste livro Física do Solo constitui um fato marcante para a comunidade científica e àqueles que se dedicam à Ciência do Solo.
Hoje, em pleno século 21, o avanço tecnológico no campo da comunicação e da ciência como um todo permite, cada vez mais, a difusão do
conhecimento de forma rápida para atender a demanda dos usuários.
Considero uma grande honra prefaciá-lo, o que me fez retornar a lembranças de um passado longínquo.
É bom ressaltar que o ontem é história, o amanhã é um mistério e o hoje é uma dádiva. Por isto o chamamos de presente.
Nas primeiras décadas de existência da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo - SBCS (ontem), um pequeno grupo de pesquisadores, que se dedicava à Física do Solo, plantou sementes que se Transformaram hoje em árvore que gera frutos e mais sementes.
Esse livro, editado pelo professor Quirijn de Jong van Lier, escrito por professores de oito universidades brasileiras, uma da Argentina e uma da Alemanha, é um exemplo do presente.
No trabalho, dividido em oito capítulos, com os seguintes títulos: Caracterização Física do solo; Mecânica do solo; Água no solo; Gases no solo; Energia Térmica do solo; Transporte de soluto; Indicadores da qualidade física do solo; Disponibilidade de água às plantas, os autores interagem harmonicamente.
A diversidade dos solos do País e as variações regionais dos recursos naturais exigem, como nunca, conhecimentos através de pesquisas qualitativas e quantitativas baseadas em resultados de diagnósticos.
O lançamento dessa obra vem proporcionar aos professores, mestrandos, doutorandos, pesquisadores e alunos em geral, uma fonte inestimável de conhecimentos, em especial sobre Física do Solo.
Cabe aos novos estudiosos, privilegiados pelo avanço tecnológico, seguirem o exemplo do editor e dos autores, transformando o mistério do amanhã em realidade do hoje.
Resta apenas salientar o esforço e a dedicação dos autores e de todos aqueles que participaram dessa obra de fundamental importância para o ensino e a pesquisa, representando uma expressiva contribuição à história da Ciência do Solo no Brasil.
PREFÁCIO
I - CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DO SOLO
Mozart Martins Ferreira
II - MECÂNICA DO SOLO
José Miguel Reichert, Dalvan José Reinert, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches
Suzuki & Rainer Horn
III - ÁGUA NO SOLO
Paulo Leonel Libardi
IV - GASES NO SOLO
Quirijn de Jong van Lier
V - ENERGIA TÉRMICA DO SOLO
Celso Luiz Prevedello
VI - TRANSPORTE DE SOLUTOS NO SOLO
Hugo Alberto Ruiz, Paulo Afonso Ferreira, Genelício Crusoé Rocha &
João Carlos Ferreira Borges Jr.
VII - INDICADORES DA QUALIDADE FÍSICA DO SOLO
Alvaro Pires da Silva, Cassio Antonio Tormena, Moacir de Souza
Dias Junior, Silvia Imhoff & Vilson Antonio Klein
VIII - DISPONIBILIDADE DE ÁGUA ÀS PLANTAS
Quirijn de Jong van Lier
- Edição: 1
- Editora: SBCS
- Autor: Quirijn de Jong van Lier
- ISBN: 9788586504068
- Data de Publicação: 2010-01-01T00:00:00
- Número de páginas: 298
- Formato: Papel