Product ID: 1343
Product SKU: 1343
New In stock />
Reflexões Sócio Ambientais - Interfaces

Reflexões Sócio Ambientais - Interfaces

Estoque: 3Disponibilidade: Imediata

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

          A discussão e reflexão originárias desta obra são fruto de um singular conjunto de estudos temáticos com enfoques teórico-concretos interdisciplinares, em diferentes dimensões socioambientais.
Pela sua oportuna objetivação e seriedade acadêmica resultante de suas próprias dinâmicas interativas, nutridas pelos diálogos de saberes, tendo como escopo a socialização do conhecimento, vem mostrar-se como relevante produção intelectual e científica dos pesquisadores discentes, docentes e colaboradores do Programa de Pós- -Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMade), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Bem a propósito, esses textos temáticos, cuidadosamente selecionados, trazem à tona problemas da realidade atual, cuja reconstrução de conhecimento sugere a necessidade de práticas e políticas ambientais em áreas locais, regionais e globais. Tão importantes em sua estratégia geral, a abordagem ressalta uma série de incursões sobre a degradação ambiental tão inquietante quanto interferente na qualidade de vida das populações, quer no meio rural, quer no urbano.
Os trabalhos dos autores se constituem, portanto, em significativa contribuição às reflexões científicas sobre o meio ambiente, sobre problemas de entorno que afetam a vida humana, tais como o ar, a água, a saúde, a territorialidade urbana, o aquecimento global, os poluentes e outros, ou seja, a biodiversidade, a diversidade ecológica e urbana.
A série de ensaios que conformam este livro pondera e documenta substanciais avanços conceituais e institucionais dos últimos anos, relacionados à crise socioambiental global, à nova racionalidade ambiental que valoriza a cultura, o subjetivo, as emoções e o coletivo –, como forma de participação social que influencia as relações humanas, com ênfase na construção dessa nova racionalidade.
Nos últimos anos, embora a tecnologia e as atividades dela decorrentes tenham avançado consideravelmente, observa-se que persistem os poluentes orgânicos e industriais, como os agrotóxicos na agricultura e a poluição do ar causada pelo excesso de automóveis e concentração de indústrias nas grandes cidades, causando riscos à saúde dos seres humanos, à fauna, à flora, além de gerar o consumo de alimentos contaminados.
Isso sem falar nos problemas derivados do crescente aumento dos resíduos e seu inadequado descarte e das alterações climáticas que vêm sendo aceleradas pelas atividades antrópicas.
Tais problemas, e outros mais, eclodiram nos estudos, nos seminários e oficinas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR — no âmbito do doutorado, do mestrado e do pós-doutorado —, entre estudantes e professores, levando ao debate, à reflexão e, posteriormente, à produção desta rica experiência aqui construída. O desejo de cada um, de produzir conhecimento foi também enriquecido com o processo integrado de práticas socioeducativas interdisciplinares vivenciadas no transcorrer do curso, face aos diversos desafios que impulsionaram e deram corpo à produção desta obra. Merece destaque a pertinência do estudo para a superação dos citados problemas ambientais globais e locais contemporâneos, de forma aberta, identificando semelhanças e diferenças nas posturas teóricas de obras de respeitáveis pesquisadores como Ignacy Sachs, Enrique Leff, Edgar Morin e tantos outros. O referencial teórico favoreceu e ampliou a compreensão da problemática ambiental de um estatuto epistemológico, imprimindo maior sustentação à produção do conhecimento oriundo de múltiplos saberes.
Tem-se a percepção de que o conhecimento, aqui elaborado, está estreitamente vinculado à emergência e ao constante desenvolvimento tecnocientífico das sociedades de mercado e das mudanças globais, com fortes reflexos e negativas consequências para o desenvolvimento urbano e rural. Em contrapartida, é imperioso gerar a emergência de alternatividades criativas para a melhoria do cenário socioambiental vigente.
Esta reflexão, instiga a intenção de instaurar uma atitude de prevenção, de cautela, de conscientização por meio da tarefa educativa e da investigação, como afirma Edgar Morin: “Necessita-se, hoje, de pesquisa com consciência ambiental” (Fórum Internacional de Barcelona, 2010). Mas, uma pesquisa reforçada pelo diálogo, pela operacionalização de ideias, pelo desejo de melhor conhecer a realidade ambiental, que resulte no seu autoentendimento, como também no discurso reflexivo e criativo de um exercício acadêmico prazeroso — uma aventura intelectual.
Finalmente, congratulo-me com os autores pela oportunidade de produção desta obra somado ao meu desejo de que prossigam a incitar a reflexão dos leitores a propostas de políticas públicas e respectivas ações concernentes à solução das questões socioambientais. As discussões e práticas interdisciplinares, coerentes com o seu objeto de estudo, certamente, expressaram aqui a síntese dos seus pensamentos e motivações.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Edição: 1
  • Editora: Mecenas
  • Autor: Lima, Myrian del Vecchio de
  • ISBN: 9788589687232
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 208

Confira os produtos