Product ID: 1349
Product SKU: 1349
New In stock />
Manejo e Qualidade Biológica do Solo

Manejo e Qualidade Biológica do Solo

Estoque: 14

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

        No livro, são discutidos alguns tipos de manejo do solo, principalmente aqueles estudados nas nossas atividades de pesquisa no Iapar. Assim, o relato é uma excelente oportunidade de complementar muitas das informações publicadas e rediscutir os resultados em um contexto mais abrangente (20 anos de estudo) e compartilhá-los com a sociedade.

As discussões do efeito do manejo na qualidade microbiana do solo tiveram por base os resultados obtidos nos estudos no Paraná, comparativamente com resultados obtidos em diferentes condições no Brasil e no exterior. Para tanto, foram utilizadas 293 referências de estudos desenvolvidos no país e 334 referências internacionais.

O capítulo 1, o solo como ambiente, aborda a importância do solo tanto para o sistema produtivo como para a sociedade, enfatizando a necessidade de utilizar práticas agrícolas para aumentar a biodiversidade e a conservação dos solos, por meio de práticas conservacionistas.

O capítulo 2, indicadores biológicos de qualidade do solo, discute a importância da qualidade do solo e o potencial de se utilizarem os indicadores biológicos para detectar alterações no solo e na sua qualidade.

O capítulo 3, a importância da fauna do solo, trata da importância da fauna do solo nos principais processos que ocorrem nos solos e sua utilização como indicadores de qualidade do solo.

O capítulo 4, a importância da microbiota do solo, destaca a importância dos diferentes grupos funcionais da microbiota do solo nos processos que ocorrem no solo, principalmente aqueles relacionados à ciclagem de nutrientes e à nutrição das plantas.

O capítulo 5, manejo e a qualidade microbiana do solo, discute o efeito de diferentes práticas de manejo do solo no componente microbiano e seu papel na qualidade e sustentabilidade do solo.

O capítulo 6, manejo do solo e o sequestro de carbono, discute o papel do solo e o efeito das práticas de manejo na liberação do CO2 para a atmosfera e na taxa de sequestro de carbono no solo.

Os estudos sobre biologia do solo têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Entretanto, existem pouquíssimos livros que discutem o manejo do solo e seus efeitos nos componentes biológicos e na sustentabilidade dos solos. Assim, acreditamos que o livro será muito útil para os profissionais vinculados à Ciência do Solo, tanto os estudantes de graduação e pós-graduação como os técnicos envolvidos com o manejo do solo.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Edição: 1
  • Editora: Mecenas
  • Autor: Balota, Elcio Liborio
  • ISBN: 9788589687287
  • Data de Publicação: 2017
  • Número de páginas: 288